7 de Setembro: Desfile Cívico Municipal

Na última quarta-feira (07) de setembro, a emoção tomou conta da população vianense que se reuniu para prestigiar o tradicional desfile cívico da rede municipal de ensino.  Após dois anos sem a festividade oficial, em razão do período pandêmico, o desfile cívico, organizado pela Prefeitura Municipal de Viana por meio da Secretaria da Educação, Cultura, Esporte e Lazer voltou as ruas da cidade, celebrando os 200 anos da Independência do Brasil. Desfilaram pelas principais ruas e avenida as escolas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental- 1º ao 9º ano da sede e da zona rural. E também o Grupo de Atenção aos Idosos (GAI).

O ato cívico iniciou com o Hasteamento das Bandeiras Nacional, Maranhense e Vianense e em seguida, desfile das escolas municipais.  Ao todo, 37 escolas participam do desfile que contou ainda com a presença do prefeito Carrinho Cidreira, secretários, vereadores, suplentes de vereadores e lideranças do município.
O desfile deste ano trouxe de volta os valores eminentemente cívicos, com o tema: “Brasil, Um Sonho de Liberdade. ” Traçando uma homenagem a nossa pátria pelos seus 200 anos de Independência. As apresentações foram resultado de um trabalho pedagógico desenvolvidos nas escolas da rede pública municipal, com objetivo de despertar nos alunos a consciência de seus deveres cívicos, possibilitando uma leitura crítica da história no nosso país.

A secretária de Educação, Cleicy Nunes, destacou o ato de patriotismo brasileiro como um momento cívico que permite que os alunos das unidades de ensino trabalhem no resgate às memórias do desenvolvimento do país a partir da emancipação. “Ensinar crianças e jovens a apreciarem e valorizarem esse dia é mais um passo para um futuro harmonioso. Lembrar da nossa história, da nossa luta diária e das nossas conquistas levam o patriotismo no peito e reforçam a ordem e o progresso que levamos na nossa bandeira”, explicou.

Entusiasmado, o prefeito Carrinho Cidreira agradeceu cada vianense que se fez presente para assistir as apresentações. “ Com muita alegria celebramos os 200 anos da Independência do Brasil com esse belo desfile cívico. Agradeço cada membro da secretaria de educação que se doou para que este desfile saísse da maneira mais emocionante possível, agradeço a participação dos nossos alunos, professores e de toda a população que veio prestigiar esse momento importante”, disse.
.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA, QUEM AMA, CUIDA!