Saúde

Força Tarefa da Prefeitura de Viana já vacinou 13 comunidades quilombolas contra a Covid-19

A Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Força Estadual de Saúde (FESMA) já percorreu em 13 povoados no município no período de 5 a 10 de abril, na missão de imunizar comunidades quilombolas.
Foram aplicadas 1.114 doses nas comunidades Aguiar, São Manoel, Campinho, Lage, São Felipe, Curral de Varas, Santa Isabel, Campo Novo, Prequeú, Santa Cruz, Vila Nova, Santa Tereza e Recanto.

Entre as ações realizadas estão: vacinação nas comunidades quilombolas, digitação das doses aplicadas no sistema, articulação com as coordenações do município, articulação com as lideranças quilombolas, capacitação da equipe de vacinadores sobre técnica de administração da vacina e conservação de imunobiológico em vacinação extramuros.
O mutirão reuniu 25 profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, entre vacinadores e cadastro, 10 técnicos da Secretaria Estadual de Saúde, 2 Fesma, 1 APS , 1 VE , 3 técnicas do INVISA  e 3 motoristas.

Prioridades

A vacinação das comunidades quilombolas segue as orientações do Ministério da Saúde e do Ministério Público Federal, que recomendou a instituição de medidas para evitar o contágio e a disseminação da doença entre povos e comunidades tradicionais brasileiras. São grupos com modos de vida próprios e coletivizados, em que o trabalho e as demais interações se dão tradicionalmente pelo contato e proximidade entre integrantes da comunidade. (ASCOM-PMV)

Curta nossas páginas nas redes sociais e compartilhe nosso trabalho