Prefeitura de Viana faz mutirão de vacinação em Comunidades Quilombolas

A prefeitura de Viana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta terça-feira (30) uma grande ação de vacinação contra a Covid-19. O reforço na imunização teve apoio da Força Estadual de Saúde  do Governo do Estado.
Os profissionais da Força Estadual de Saúde do Maranhão (FESMA), que já ajudam os municípios na vacinação de indígenas, fizeram a aplicação do imunobiológico junto com os agentes municipais. O trabalho inclui orientação geral, vacinação e registro de doses utilizadas, que devem ser informadas no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI).

O comboio vianense formado por 68 pessoas - entre técnicos e motoristas -, saiu às 7h30 do Hospital Dom Hélio Campos, no bairro Citel, e percorreu as seguintes comunidades: Mucambo, Santa Rosa, Caranguejo, Cajueiro, Cacoal, São Cristovão e Carro Quebrado, e vacinou 1.174 pessoas neste primeiro dia.
Acompanhando a comitiva, o prefeito Carrinho Cidreira disse que “Todos os povoados quilombolas estão sendo atendidos com esse quantitativo de vacinas que o Estado mandou, e nós montamos aqui uma força tarefa com o apoio do governador Flávio Dino. Estamos descendo para a Zona Rural para que a gente possa imunizar o maior número de pessoas possível”, afirmou.
Segundo Sheyla Farias, Coordenadora da Força Estadual de Saúde, “Viana é um município que tem uma população razoável, e a equipe da FESMA veio dar esse suporte. Neste momento é o que chamamos de Dia D, que é o dia de iniciar a vacinação” completou.
No último sábado (20), Viana recebeu 5.345 doses da vacina AstraZeneca, que serão utilizadas para a proteção da população quilombola do município, e mais 710 doses para imunizar idosos acima de 70 anos.
“É um momento que a gente esperava, porque pra nós, é a máscara ou a vacina. A vacina porque é pra sempre, e a máscara nos protege contra a doença”, ponderou Domingos Gomes, morador do Quilombo do Ipiranga.
“Pra nós é uma esperança divina, porque essa pandemia está se alastrando e temos que agradecer a Deus porque muitas pessoas não estão tendo essa oportunidade”, disse Milton Ribeiro, do Quilombo Capoeira.
Prioridades
A vacinação das comunidades quilombolas segue as orientações do Ministério da Saúde e do Ministério Público Federal, que recomendou a instituição de medidas para evitar o contágio e a disseminação da doença entre povos e comunidades tradicionais brasileiras. São grupos com modos de vida próprios e coletivizados, em que o trabalho e as demais interações se dão tradicionalmente pelo contato e proximidade entre integrantes da comunidade.

(Com informações do Portal do Governo do MA)

Mais em Saúde