Prefeitura de Viana discute protocolos para volta às aulas

Educação, Saúde e representantes da sociedade civil se unem para garantir que os ambientes escolares sejam seguros para alunos e profissionais de educação

A Prefeitura Municipal de Viana, por meio da Secretaria de Educação, reuniu equipe de enfrentamento à COVID, Poder Legislativo, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Educação, Presidentes dos Sindicatos dos Profissionais da Educação, Técnicos da Vigilância Sanitária e Representantes da Secretaria Municipal de Educação, a fim de discutir o Protocolo de Biossegurança para Retorno das Atividades Escolares nas Unidades de Ensino em Viana.

A Secretária de Educação, Cleyce Nunes Machado, enfatizou a importância do momento para tomada de decisões sobre o início das atividades escolares frente aos obstáculos impostos pelo COVID-19. Na ocasião, foram discutidos os principais tópicos de segurança e saúde para que profissionais, alunos e comunidade escolar possam retornar às aulas respeitando as normas de combate à pandemia.

O Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Felipe Ângelo, falou sobre a relevância das medidas de biossegurança ficarem nitidamente expressas no Decreto Municipal que disciplina o retorno das atividades escolares, visando garantir a segurança dos alunos, profissionais da educação, pais e sociedade em geral.

O Presidente do SINPROV (Sindicato dos Profissionais da Educação de Viana), Professor Jonatas Castro, observou sobre o retorno híbrido dos profissionais pertencentes aos grupos de risco, no sentido de que a Gestão Municipal tenha o cuidado de atender aos requerimentos destes profissionais.

Já o Presidente do SSPMVC (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Viana e Cajari), Professor José Carlos, ponderou que para as escolas que irão funcionar de forma presencial, de preferência, sejam mapeados para essas localidades profissionais da comunidade, a fim de evitar maiores riscos de contaminação.

Claudeir Pinheiro, representante do Conselho Tutelar, argumentou sobre a importância do retorno das atividades escolares, como pai e conselheiro, elogiou o trabalho, mas pediu todo cuidado sanitário.

Ao final, ficou decidido que será criado um Comitê Municipal de Monitoramento da situação epidemiológica no contexto da educação, apresentando mensalmente relatório. Antes do início das aulas, acontecerá nova reunião para composição do referido Comitê, que será composto por representantes dos segmentos ali presentes.