Prefeito participa de ação para fortalecer a agricultura familiar em Viana

O prefeito de Viana, Carrinho Cidreira (PL) participou de evento realizado no Palácio dos Leões com o governador em exercício Carlos Brandão onde foram destinados mais de R$ 4,5 milhões para fortalecer a agricultura familiar do estado. Viana é uma das cidades beneficiadas com os equipamentos do Proinf.

A representante do Colegiado Territorial de Campos e Lagos, Zulmira Mendonça,  agradeceu ao Governo do Maranhão por ter atendido essa solicitação do território, que antes era esquecido. “É uma vitória para os movimentos sociais compartilhada com o poder público. Há muito tempo que a Baixada era um território esquecido e o Governo Flávio Dino, através da SAF, estendeu a mão para nos ouvir. Essa entrega de hoje é muito gratificante para os 12 municípios do território, que já tem onde plantar e agora vão ter onde vender. Para mim, como agricultora familiar, é uma honra e me alegra de ver que a Baixada tem potencial”, contou Zulmira.

O secretário da SAF, Júlio César Mendonça, enfatizou que ações como as realizadas neste dia representam o avanço que o Governo do Maranhão vem desenvolvendo desde 2015. “São inúmeras ações que alcançam os homens e mulheres do campo, quilombolas e indígenas. A construção de Sistemas de Abastecimento garante água para saciar a sede e fomentar a produção de alimentos nas zonas rurais de todo o Maranhão. E as entregas de equipamentos para fortalecer as feiras são essenciais no incentivo à geração de renda das famílias rurais. Estamos felizes por tantos avanços na agricultura familiar do Maranhão”.

Além da construção dos Sistemas de Abastecimento, foram entregues equipamentos por meio do Projeto de Infraestrutura e Serviços em Territórios Rurais (Proinf), um programa executado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em parceria com o Governo do Maranhão, por intermédio da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF).

De acordo com o governador Carlos Brandão, o trabalho executado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar tem ajudado a melhorar a vida do trabalhador rural.  “Foram distribuídos, também, equipamentos para atender o agricultor familiar, de forma que a SAF tem avançado muito e atendido as demandas dos movimentos sociais e dos agricultores familiares com estas ações que asseguram qualidade de vida e geram renda e incentivo à produção, ” destacou o governador em exercício.

Mais de R$ 400 mil foram destinados para aquisição de caminhões, motocicletas, barracas de feiras, freezer, seladora, balanças e caixas plásticas visando a implantação e fortalecimento das feiras itinerantes agroecológicas e postos de comercialização da agricultura familiar no Território da Cidadania Campos e Lagos. Com este projeto, mais de 300 famílias de 12 municípios da Baixada Maranhense terão condições de comercializar e contribuir na geração de emprego e renda destas famílias.