Educação

Viana torna-se polo estratégico de Ensino Superior na Baixada Publicada em 19/08/2017 18:37:23

A cidade de Viana vem se tornando referência quando o assunto é Ensino Superior na baixada maranhense, tendo como coordenadora da Universidade Aberta do Brasil - UAB a professora Cledilízia Maria Mendonça Silva Gomes.

POLO UAB/VIANA foi projetado em 2015, por uma iniciativa do Secretário Municipal de Educação Oliveira Júnior, e no ano de 2016 concretizou-se.

A UAB iniciou suas atividades a partir de Abril de 2016 funcionando em convênio com a Prefeitura de Viana, em janeiro de 2017 realizou o vestibular da UEMA oferecendo quatro cursos de Licenciatura, que são: Música; Geografia; Pedagogia e Bacharelado em Administração Pública. As aulas iniciaram-se em Maio de 2017 no polo presencial localizado na Escola Municipal Faraildes Campelo, nos turnos manhã, tarde e noite. De segunda a sábado. Os cursos têm a duração de quatro anos e meio para Pedagogia e quatro anos para os demais cursos.

QUAIS OS CURSOS OFERTADOS EM VIANA?

A Universidade Estadual do Maranhão – UEMA está oferecendo três cursos de Pós-Graduação em Gestão Especial/Inclusiva; Gestão Educacional e Escolar e Gestão Pública. O Edital já está aberto e as inscrições vão até no dia 21 de Agosto de 2017. Serão oferecidas 30 (trinta) vagas para cada curso e a seleção é curricular.
A iniciativa de apresentar o polo de Viana no edital 75/2014, por meio da coordenação geral da UEMANet que tem como coordenadora a professora Ilka Márcia Serra. A gestão de polos UAB, na UEMA já se articula há pelo menos 10 anos, nas perspectiva de ofertar cursos de todos os polos UAB do estado do Maranhão.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL
O Presidente da Câmara, Valter Serra; o Secretário de Assuntos Políticos, Batista Luzardo; o Prefeito de Viana, Magrado Barros; a coordenadora da UAB/Viana, Cledilízia Mendonça; o Coordenador EAD/Capes, Alberto Lira; o Secretário de Educação, Oliveira Júnior e o Coordenador NEAD/UFMA, Nélio Guilhon.
Participaram como convidados palestrantes na Formação Continuada de Professores, que foi organizada pela Prefeitura Municipal de Viana, por meio da Secretaria Municipal da Educação, o professor Nélio Gilhon (NEAD/UFMA); Luiz Alberto Rocha de Lira (Coordenador Geral de Programas e Cursos EAD/CAPES) e Heloisa Varão Santos (Coordenadora do Curso de Pedagogia /UEMA).

COMO FUNCIONA O POLO UAB/VIANA?

O polo UAB/VIANA tem como mantenedora a Prefeitura Municipal de Viana, por meio da Secretaria Municipal da Educação. O convênio disponibiliza todo o pessoal de apoio, Espaço Físico e Laboratório de Informática com internet.

O QUE É UM POLO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?

Polo de EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, ou polo de APOIO PRESENCIAL, é o local devidamente credenciado pelo MEC, no país ou no exterior, próprio para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância. É no polo que o estudante terá as atividades de tutoria presencial, biblioteca, laboratórios, teleaulas, avaliação (provas, exames, etc.) e poderá utilizar toda a infraestrutura tecnológica para contatos com a instituição ofertante e/ou participantes do respectivo processo de formação.

Pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA o polo UAB/VIANA, estará oferecendo mais quatro cursos de Licenciatura em Computação; Letras; Matemática e Ciências Biológicas (ainda em fase de implantação). Com 60 vagas para Matemática e 50 (cinquenta) vagas para os demais cursos. O edital ainda está em fase de elaboração e previsto para publicação a partir do dia 20 de setembro de 2017.

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES:
* Cursos da UFMA: www.nead.ufma.br