Educação

Professora Vanice Silva Barros é homenageada na I Semana de Ciência e Tecnologia
A I Semana de Ciência e Tecnologia fez uma merecida homenagem a saudosa professora vianense Vanice Silva Barros.

Os participantes da I Semana de Ciência e Tecnologia que foi realizado pela Prefeitura Municipal de Viana, por meio da Secretaria Municipal da Educação, Cultura, Esporte e Lazer, no Caesars Palace nos dias 01, 02 e 03 de agosto, foram recepcionados simbolicamente pela homenageada, onde foi montado um stand com um quadro da professora Vanice. Para se ter uma ideia de quanto ela muito contribuiu com a cidade de Viana em diversas áreas, segue abaixo a sua biografia.

VANICE SILVA BARROS (in memorian)

Nasceu na cidade de Viana (MA), na Rua Rio Branco (Rua do Muquiço) s/n, no dia 09 de novembro de 1938.

Filha de Felipe Alberto da Silva e Luíza Astrogilda da Silva.

Fez o curso primário na Escola Estevão Carvalho, tendo concluído o curso em 1950.

No ano de 1954, aos 16 anos, casou-se com Batista Luzardo Pinheiro Barros, de cuja união teve oito filhos: Batista Luzardo Pinheiro Barros Filho, Leopoldina Amelia Barros, Magno Luzardo Barros, Adão Henrique Barros, Katucha de Jesus Barros, Gerson Luís Barros, Eva Rossani Barros e Roberto César Barros.

Detentora de uma determinação apreciável, já mãe de oito filhos, estudou o Curso Normal na Escola Zilda Dias Guimarães, no turno noturno, tendo sido uma assídua e brilhante aluna, qualidades estas enfatizadas pelos seus mestres.

Para acompanhar os filhos que necessitaram ir para São Luís completar os estudos, aproveitou para, também, se reciclar, oportunidade em que se matriculou na Escola Rosa Castro a fim de cursar o 4º ano adicional como professora normalista que já o era, tendo concluído em 1976.

Desde cedo foi uma pessoa muito ligada às artes, na sua adolescência participou de peças teatrais encenadas no Teatro de Dona Anica Ramos.

De família católica, por vários anos consecutivos foi o Anjo da Verônica na procissão de Nosso Senhor Morto, realizada na Sexta-feira da Paixão durante a Semana Santa, onde sua voz era ouvida com muita desenvoltura, mesmo sem o auxílio de microfone ou qualquer outro equipamento de amplificação de som.

O gosto pela música a fazia cantar, tanto durante a execução dos seus afazeres domésticos quanto em comemorações festivas diversas, principalmente aquelas realizadas em família.

A despeito de nunca ter exercido um cargo eletivo, Vanice deu sua contribuição na política, tendo participado efetivamente nas políticas sociais daquela época, sendo mentora de muitos projetos voltados para a área pedagógica, de saúde, de esporte e lazer, da ciência e de emprego e renda onde, já naquele tempo, importava orientadores para ministrar cursos visando o empreendedorismo.

Também deu incremento significativo no Festival do Peixe de Viana, contribuindo para agregar o turismo interno.

Na política partidária, participou como coadjuvante do seu esposo, que exerceu mandato de vereador, em várias legislaturas, Presidente da Câmara e Prefeito Municipal. Em todas essas oportunidades sua atuação mereceu destaque pela sua maneira de agir de forma determinada, justa, sincera e honesta.

Estava frequentando o cursinho José Maria do Amaral para prestar o vestibular para Direito, quando, em 21 de maio de 1980 faleceu, prematuramente, em São Luís (MA) aos quarenta e um anos, deixando como legado, aos seus filhos, netos e demais familiares, uma lembrança viva e uma afeição que jamais se extinguirá.

Família da homenageada se fez presente no evento

Público da I Semana de Ciência e Tecnologia de Viana