I Semana de Ciência e Tecnologia de Viana Publicada em 02/08/2017 15:09:41
VIANA – Com o tema “Democratizar para Transformar”, a primeira edição da Semana de Ciências e Tecnologia, que homenageia a professora Vanice Silva Barros (1938-1980) – política social que trabalhava nas áreas da saúde, educação, lazer, religião, emprego e renda –, visa popularizar a ciência e estimular a sociedade vianense a produzir e conhecer a ciência.

O prefeito de Viana, Magrado Barros, falou que o município vive um novo momento de conquistas e que é importante explorar a ciência para aquisição e propagação de conhecimento, com o intuito de formar, no futuro, grandes cientistas oriundos da cidade. “A ciência já está sendo democratizada na baixada maranhense. Lançamos o projeto Laboral, que é um laboratório com material alternativo em toda rede municipal de ensino, fruto de um trabalho que levou cerca de dois meses para ser concluído. Estamos felizes em trazer o conhecimento à nossa região por meio desta semana de ciência e tecnologia."

O coordenador do laboratório de divulgação científica Ilha da Ciência e professor do departamento de física da UFMA, Antonio José Silva Oliveira, lembrou que o laboratório já foi levado a diversos municípios maranhenses e até mesmo a cidades do Piauí e Belo Horizonte com o objetivo de divulgar a ciência pelo País. “A participação do Ilha da Ciência envolve experimentos científicos, planetário móvel e telescópio para observação dos astros. Durante a primeira semana, além dessas mostras científicas, seremos responsáveis por três conferências e uma oficina de eletromagnetismo e óptica”, adiantou.

Ascom PMV e UFMA

Fotos: Sansão Hortegal