Infraestrutura

Prefeito Magrado Barros assina convênio do programa Internet Para Todos Publicada em 20/03/2018 16:10:46

A assinatura do convênio foi realizada na manhã desta terça-feira (20), em Brasília.

O prefeito Magrado Aroucha Barros esteve em Brasília para assinar convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, para que Viana seja contemplada com o programa Internet Para Todos. A assinatura foi realizada na manhã desta terça-feira (20), e cerca de 18 comunidades foram cadastradas e vão ter acesso à banda larga em locais sem conexão. A previsão é para que até o mês de maio a população tenha acesso a internet nas comunidades cadastradas.

No Internet para todos, a prefeitura indicou as localidades passíveis de atendimento, as comunidades receberão antenas para a distribuição do sinal de internet. A conexão à banda larga oferecida pelo Internet para Todos será feita por meio do SGDC, de propriedade do governo brasileiro e que recebeu R$ 3 bilhões em investimentos. O satélite tem duas características principais: a sua vida útil, que é de 18 anos, e a sua capacidade, que ultrapassa a somatória de todos os satélites privados que operam hoje no país.

“É um marco histórico para Viana e só temos a ganhar. São os avanços tecnológicos que visam facilitar a vida de toda nossa população, com a oportunidade de acesso à internet, levando conhecimento e informação a todos”, comentou o prefeito, durante a assinatura do convênio.

A conexão será viabilizada pelo satélite geoestacionário brasileiro, propriedade do governo que está em órbita desde maio do ano passado. O termo de adesão define a infraestrutura básica e as condições para a participação dos municípios no Internet para Todos. Além de garantir a segurança da área, a prefeitura também arcará com as despesas de energia elétrica que esses equipamentos consumirem. Os municípios beneficiados nesta primeira fase começarão a receber as antenas em maio.

As comunidade rurais de Viana que serão atendidas pelo programa “Internet para Todos” são as seguintes: Bacurizeiro, Caru, Coelho, Esperança, Estrela, Itaquaritíua, Laranjal, Massangana, Olho d’Água, Prequeú, Sacaitaua, Santa Bárbara, Santa Maria, Santa Tereza, Santeiro, São Cristóvão, São José e São Pedro.

“Uma grande conquista para o povo de Viana, especialmente os mais pobres, moradores rurais e excluídos do acesso às tecnologias.”, disse Magrado.

Fonte: O Vianense Notícias!