Prazos do Censo Escolar 2018

O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro nessa área. É coordenado pelo INEP e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país, abrangindo as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional.

As matrículas e dados escolares coletados por meio do censo servem de base para o repasse de recursos do governo federal e para o planejamento e divulgação de dados das avaliações realizadas pelo Inep.

Por meio da Portaria nº254/2018, o INEP definiu os prazos para a conferência da matrícula inicial do Censo Escolar da Educação Básica de 2018. Veja abaixo:

- Entre 11 de setembro e 10 de outubro: conferência e retificação dos dados

- Entre 11 e 16 de outubro: conferência dos municípios e regionais

- Entre 11 e 20 de outubro: conferência dos estados

- Entre 22 e 31 de outubro: período apenas para o módulo de confirmação de matrículas

Essas ações devem ser realizadas no Educacenso.

Os períodos seguintes são de conferência do Inep (1 a 23 de novembro) e de publicação final dos dados do Censo Escolar 2018 no Diário Oficinal da União (previsto para 14 de dezembro).

Acesse a Portaria nº 923 de 6 de setembro de 2018, que divulgou os resultados preliminares do censo escolar.

Acesse a Portaria nº 254, de 11 de abril de 2018, que estabelece o Cronograma do Censo Escolar 2018.

Em caso de dúvidas, entre em contato com o INEP por meio do número 0800-616161, ou acesse a página Perguntas Frequentes, disponível no site do INEP.

Fonte: INEP e Conviva Educação

Mais em Educação